Destaques

O processo de construção da Universidade de Passo Fundo

 

     Fascículo 1: Antecedentes e Origens

     Fascículo 2: Nascimento e Implantação

     Fascículo 3: Organização Multicampi

     Fascículo 4: A UPF e o desenvolvimento Regional

     Fascículo 5: O Campus Físico

     Fascículo 6: Desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão

     Fascículo 7: A Experiência de Planejamento, Avaliação e Gestão

     Fascículo 8: A Comunidade Acadêmica

 

 

 

A tentativa de reconstruir a hist√≥ria da Universidade de Passo Fundo representou um grande desafio por duas raz√Ķes principais: primeiro, por causa da escassez e da dispers√£o das informa√ß√Ķes, pois foi preciso um esfor√ßo paciente para localizar e identificar documentos e dados dispersos em arquivos, bibliotecas e por√Ķes dos pr√©dios do campus; segundo, por causa da orienta√ß√£o adotada, de fazer n√£o apenas uma cr√īnica dos fatos, mas, sim, uma reconstru√ß√£o das id√©ias de professores e intelectuais que idealizaram a universidade, mostrando como elas foram sendo concretizadas na pr√°tica.

Al√©m das fontes documentais, foram colhidas mem√≥rias dos fundadores, atrav√©s de entrevistas e depoimentos, anota√ß√Ķes e escritos. Esta hist√≥ria foi escrita tamb√©m √† luz das recorda√ß√Ķes pessoais do autor, que teve uma trajet√≥ria de quase meio s√©culo ligada √† UPF como aluno, professor, diretor de faculdade e reitor.

Os assuntos tiveram um enfoque sucinto e constituem uma ‚Äúmat√©ria-prima‚ÄĚ a ser trabalhada e desenvolvida em novas pesquisas e reflex√Ķes cr√≠ticas. A import√Ęncia da UPF para a cidade de Passo Fundo e para a comunidade regional justifica a aten√ß√£o dos pesquisadores.

A apresentação na forma de fascículos, enfocando aspectos específicos da história e da natureza da UPF, visa facilitar a leitura e a pesquisa.

O primeiro fascículo busca fazer uma ambientação histórica da UPF e destaca alguns aspectos do entorno regional e do contexto histórico-cultural. Descreve, ainda, as entidades que antecederam a criação de cursos superiores em Passo Fundo.

Este repasse das origens históricas e culturais é imprescindível para a compreensão da universidade.

O segundo fascículo acompanha as tentativas de organização do ensino superior, particularmente na fase do nascimento e da implantação da UPF. Analisa também elementos conceituais que embasaram o modelo da UPF como instituição comunitária e regional.

O terceiro fascículo aborda a regionalização da UPF e sua inovadora estrutura multicampi.

O quarto fasc√≠culo mostra a contribui√ß√£o da universidade para o desenvolvimento econ√īmico e social de Passo Fundo e da sociedade regional como um todo.¬†

O quinto fascículo descreve o campus físico da UPF, considerado um dos mais belos do país.

Na seq√ľ√™ncia, o fasc√≠culo sexto oferece uma vis√£o panor√Ęmica das atividades de ensino, pesquisa e extens√£o.

O sétimo descreve as experiências de planejamento, avaliação e gestão universitária.

A contribuição da comunidade acadêmica é enfocada no fascículo oitavo.

No epílogo, os fatos e valores da história da UPF são apreciados na perspectiva dos novos horizontes que se anunciam.

Os dados e as referências bibliográficas se referem ao período de 1950 a 1999. As notas esclarecem fatos e pontos de vista e remetem o interesse do leitor para outros documentos e pesquisas.

O autor sente-se feliz pela oportunidade de saldar um d√©bito moral com a sua universidade, partilhando com os professores, funcion√°rios e alunos a experi√™ncia da constru√ß√£o da UPF, em meio ao entusiasmo e esp√≠rito inovador que empolgaram a comunidade acad√™mica, principalmente nos anos iniciais. Como¬†disse um conhecido historiador, Paul Arbonne Bastide: ‚Äú√Č belo assistir ao nascimento de uma universidade‚ÄĚ.

Meus agradecimentos a todas as pessoas que me apoiaram e tornaram possível esta história da Universidade de Passo Fundo.

 

Passo Fundo, 26 de fevereiro de 2001.

Prof. Elydo Alcides Guareschi