E-BOOKS

Balc√£o do Consumidor - Colet√Ęnea Educa√ß√£o para o Consumo: novas tecnologias

 

Organizadores:

Liton Lanes Pilau Sobrinho

Fab√≠ola W√ľst Zibetti

Rogerio da Silva

 

 

 

DOWNLOAD PDF   

  

 

Ano: 2018

Páginas: 247

ISBN: 978-85-523-0043-4 (PDF)

Palavras-Chave: 1. Consumidores . 2. Defesa do consumidor. 3. Sociedade de consumo.

 

O advento tecnológico vem a ser anunciado como um instrumento transformador da realidade social, porém ele pode ser utilizado tanto para o bem quanto para o mal, devendo, no entanto, ser utilizado pelo homem em prol da humanidade. Essa ideia, de que as novas tecnologias são a solução para o problema da agressão ao meio ambiente, deve ser analisada com muita cautela, pois elas necessitam também de recursos naturais e a simples troca de um para o outro é efetivamente o risco de que o dano pode ser ainda maior. Esse novo cenário deve ser olhado como uma nova condição de possibilidade, em que todos os riscos devem ser mensurados.

O problema existente nessa rela√ß√£o √© um uso efetivo do uso da tecnologia, como forma de substitui√ß√£o das rela√ß√Ķes humanas, mediante a utiliza√ß√£o massiva dos novos meios de comunica√ß√£o, de modo que as intera√ß√Ķes deixam de ser pessoais e passam a ser virtuais.

Assim, surge uma grande preocupação para a sociedade de consumo, que é exatamente a necessidade de proteção do consumidor diante da fragilidade de empoderamento da parte vulnerável da relação de consumo que é seu destinatário final, ou seja, o próprio consumidor.