E-BOOKS

Tecnologias de informação no processo de envelhecimento humano

 

Organizadores:

Adriano Pasqualotti

Henrique Gil

Fausto Amaro

 

 

 

 DOWNLOAD PDF   

 DOWNLOAD EPUB 

 

Ano: 2015

Páginas: 251

ISBN: 978-85-7515-894-4

Palavras-Chave: Envelhecimento humano, tecnologias de informação, inclusão digital.

Área do conhecimento: Tecnologias de informação

O aumento da longevidade é uma das grandes vitórias da geriatria e gerontologia. Entretanto, podemos elaborar uma pergunta que nos remete a uma reflexão profunda sobre viver cada vez mais: A qualidade de vida e o envelhecimento ativo acompanham essa grande conquista? E a resposta que encontramos é precocemente: Não! A base que utilizamos para afirmar tal resposta se pauta pela incidência cada vez maior de doenças crônicas que acomete as pessoas idosas, como por exemplo, diabetes, Alzheimer, Parkinson e incapacidades funcionais, evidência concisa desse processo.

Entretanto, podemos alterar essa realidade se realizarmos uma mudança profunda de nossas escolhas e comportamentos. Há diversas formas, procedimentos e meios que possamos adotar para executar tal mudança. São práticas relacionadas à filosofia de vida que adotamos; ao consumo alimentar que seguimos; ou à forma como nos relacionamos e interagimos em redes sociais. Este último aspecto é o tema que abordamos neste e-book.

Organizamos uma coletânea de textos que buscam analisar o impacto do uso das tecnologias de comunicação e informação no envelhecimento ativo. Convidamos autores de diversas áreas, instituições e países para elaborar textos que pudessem oferecer à comunidade científica uma reflexão sobre comunicação, tecnologias e pessoas idosas. Entendemos que a profundidade da forma como o tema foi abordado, nos onze capítulos que formam o e-book, permite afirmarmos que a meta foi alcançada.