E-BOOKS

Mundo rural, regiões e fronteiras no processo de (re)apropriação territorial e agrária

Organizadores:

Ironita Adenir Policarpo Machado

Diego José Baccin

João Carlos Tedesco

   

 

DOWNLOAD PDF   

  

 

 

  

Ano: 2019

Páginas: 324

ISBN: 978-85-523-0078-6

Palavras-Chave: História - Rio Grande do Sul - Santa Catarina. Agricultura e política. Movimentos sociais rurais. Fronteiras. 

Área do conhecimento: História.

 

O livro Mundo rural, regiões e fronteiras no processo de (re)apropriação territorial e agrária é fruto do trabalho de uma rede de pesquisadores do sul do Brasil. Eles se ocupam da problemática do acesso à terra sob a ação de variáveis político-jurídicas, econômicas e sociais no processo de (re)ocupação do espaço. Na interface entre história, antropologia, geografia, economia, sociologia rural e direito, discutem as diversas realidades rurais do norte do Rio Grande do Sul e do oeste de Santa Catarina, na perspectiva constitutiva de fronteiras e de regiões em seus múltiplos desdobramentos pretéritos e contemporâneos.

O livro que ora entregamos à comunidade, nos seus três primeiros capítulos, traz a discussão teórico-metodológica, historiográfica e empírica acerca dos conceitos de região, fronteira e propriedade da terra, numa trama histórica do processo de colonização e racionalização capitalista.