E-BOOKS

Universidade, territ√≥rio e transforma√ß√£o social: reflex√Ķes em torno dos processos de aprendizagem em movimento

 

Autores:

Rodrigo √Āvila H., Liliana Elsegood, Ignacio Gara√Īo, Facundo Harguinteguy

Tradu√ß√£o: Lucas Ant√īnio de Carvalho Cyrino

 

 

DOWNLOAD PDF   

 

  

 

 

Ano: 2016

Páginas: 110

ISBN: 978-85-7515-983-5 (PDF)

Palavras-Chave: Literatura e história, Literatura - História e crítica

Edição: 1ª edição traduzida em português

Coedi√ß√£o UPF Editora e Undav Ediciones ‚Äď Universidad Nacional de Avellaneda

 

Por que escrever este livro? A resposta poderia encontrar-se na necessidade de socializar este processo que viemos realizando; e essa socialização não é possível sem compartilhar com os leitores alguns conceitos centrais para pensar a universidade, a extensão universitária e sua curricularização. Território, identidade, integração, Estado, setores populares, transformação social: são alguns dos conceitos que esta experiência nos convida, nos obriga, a pensar, junto com os problemas, os trajetos e o impacto nos estudantes e nas equipes docentes.

Tamb√©m parte dessa resposta tem a ver com a responsabilidade que temos como parte da equipe de trabalhadores fundadores de uma universidade p√ļblica, nacional e popular, em levar nossa pr√°tica constantemente ao terreno da reflex√£o cr√≠tica, exercitando uma pr√°xis transformadora que n√£o nos permita esquecer-nos do lugar que ocupamos, do compromisso que assumimos dia a dia.

Desejamos que, ao passo em que tentamos ir tra√ßando uma fundamenta√ß√£o te√≥rica, pedag√≥gica, metodol√≥gica e pol√≠tica do Trajeto Curricular Integrador Trabalho Social Comunit√°rio, contribuamos com os debates sobre as estrat√©gias para construir uma universidade emancipadora e transformadora da realidade social. Trabalho Social Comunit√°rio (TSC) √© uma proposta vertebral que pretende ligar os conhecimentos mais t√©cnicos e disciplinares com uma forma√ß√£o integral com forte estabelecimento nas problem√°ticas regionais. Esse trajeto que cruza transversalmente toda a forma√ß√£o profissional dos estudantes, al√©m de refletir em torno de nossa realidade socio-hist√≥rica, p√Ķe em jogo pensamento, a√ß√£o e participa√ß√£o ao trabalhar em parceria com organiza√ß√Ķes e institui√ß√Ķes da comunidade para abordar problem√°ticas e desafios de forma conjunta.

At√© o final do livro, tomaremos, como exemplos, dois projetos realizados em 2012 no n√≠vel II de TSC, dirigidos por quem escreve estas p√°ginas, em cuja abordagem trataremos de dar luz sobre o realizado at√© o momento, o caminho percorrido, as perspectivas de futuro e as quest√Ķes que ainda devemos consolidar.