E-BOOKS

Colet√Ęnea de artigos da Especializa√ß√£o em Tecnologia Ambiental em Recursos H√≠dricos

Organizadora:

Evanisa F√°tima Reginato Quevedo Melo

 

 

 

DOWNLOAD PDF   

DOWNLOAD EPUB   

 

 

 

 

 

Ano: 2016

Páginas: 311

ISBN: 978-85-7515-911-8 (PDF)

ISBN: 978-85-7515-952-1 (EPUB)

Palavras-Chave: Recursos Hídricos, impacto ambiental, tecnologia ambiental

√Ārea do conhecimento:¬†Tecnologia ambiental

O mundo encontra-se em um dilema conhecido pelo esgotamento dos elementos naturais, que, somado à degradação e à alteração da natureza, ameaça a vida na Terra. A água é um recurso natural de inestimável valor, pois sua qualidade e quantidade são essenciais para a sobrevivência do homem e das espécies vegetais e animais, além disso, é componente na produção de diversos bens e serviços de consumo, tornando-se elemento representativo de valores sociais e culturais de diferentes sociedades.

O presente livro est√° organizado em tr√™s partes, abrangendo¬†como temas principais: efluentes e qualidade de vida,¬†impacto ambiental e recupera√ß√£o de √°reas degradadas. O¬†conte√ļdo desta publica√ß√£o baseia-se na coleta de dados experimentais,¬†que devem ser divulgados para que possam ser¬†utilizados e integrados nos diversos processos produtivos, de¬†forma a contribuir com as quest√Ķes ambientais relacionadas,¬†especialmente, ao tema recursos h√≠dricos.

Os aspectos relacionados ao tratamento de efluentes s√£o¬†associados aos problemas pr√°ticos encontrados no ambiente¬†de trabalho dos acad√™micos, que procuram resolv√™-los plenamente,¬†dentro das condi√ß√Ķes de infraestrutura dispon√≠veis. √Ȭ†sobre esse tema instigante que dialogam os textos a seguir.¬†Ressalta-se a import√Ęncia de o ser humano buscar formas¬†de usar a √°gua de maneira racional e inteligente, considerando os diversos tipos de tratamento de efluentes e vencendo¬†o grande desafio ambiental de racionalizar o uso da¬†√°gua para que ela n√£o falte em um futuro pr√≥ximo, minimizando,¬†consequentemente, os impactos ambientais, sociais e¬†econ√īmicos gerados pela sua destina√ß√£o inadequada.

Se a sociedade, entes p√ļblicos e privados, utilizar os dados¬†e as informa√ß√Ķes contidas neste livro para o bem, o seu¬†objetivo ser√° alcan√ßado.