E-BOOKS

Anais [do] Colóquio 100 Josué Guimarães (1921/2021)

 

 Organizadores:

Miguel Rettenmaier

Bruna Santin

 

 

 

 DOWNLOAD PDF   

 

 

Edição: 1

Ano: 2022

Páginas: 169

ISBN (PDF): 978-65-5607-023-0

Palavras-chave: Literatura brasileira – Rio Grande do Sul. Crítica literária. Josué Guimarães. Análise do discurso literário.

Áreas do conhecimento: Literatura.

 

Em 2021, Josué Guimarães, um dos mais queridos escritores nascidos no Rio Grande do Sul, completou um século de nascimento. 

Josué Guimarães dedicou a vida à palavra como meio de tentar interferir no histórico de violências e injustiças que caracteriza nossa sociedade. Nos últimos anos, dedicou-se à formação de leitores, sendo o escritor que primeiro respaldou o projeto das Jornadas de Literatura de Passo Fundo. Esse vínculo garantiu que seu acervo, o ALJOG/UPF, fosse integrado à estrutura do curso de Letras e do PPGL da UPF em 2007.

Para homenagear o autor, dentre as ações que se realizaram em 2021, foi organizado Colóquio 100 Josué Guimarães (1921/2021), em meio eletrônico e remotamente. O evento promoveu debates tanto sobre vida e obras de Josué Guimarães, quanto sobre temáticas afins à sua produção e a seu trabalho. Ao final do evento, reservou-se espaço para as comunicações aqui publicadas, nas temáticas que seguem: “Josué Guimarães, palavra, literatura e história”, “Arquivos literários: catalogações, gêneses, descobertas”, “Literatura e jornalismo”, “Política, literatura e linguagens”,  “Literatura e jovens: para formar leitores”.