Crack e outras drogas: múltiplas facetas sobre o cuidado em saúde metal

Organizadoras

Bernadete Maria Dalmolin

Marlene Doring

 

 

 

 

Para adquirir a obra, entrar em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 

 

Ano: 2014

Páginas: 281

ISBN: 978-85-7515-854-8 (impresso)

Crack e outras drogas reúne uma diversidade de informações e reflexões sobre a atenção clínica às pessoas com abuso/dependência de substâncias psicoativas, bem como outras situações de risco e vulnerabilidade, sob o prisma da saúde mental coletiva. Embora o uso/abuso/dependência de drogas, lícitas ou ilícitas, seja um fenômeno sociohistórico complexo que acompanha o percurso da humanidade, sua inclusão na agenda da saúde na perspectiva da abordagem integral, em redes, com diversificadas ofertas terapêuticas, preventivas, reabilitadoras, educativas e promotoras da saúde, ainda é recente no Brasil.

Crack e outras drogas desvela cenários de práticas, tanto conflitivas quanto potencializadoras, oferecendo elementos sensíveis que podem ajudar a desenvolver estratégias de cuidado eficazes para a abordagem do problema, a partir da contribuição dos sujeitos (usuários dos serviços, familiares, trabalhadores, gestores e sociedade).

Esse diálogo de múltiplas vozes, de quem vive e convive com o sofrimento decorrente do uso/abuso/dependência de crack e outras drogas, trouxe, inevitavelmente, também a análise do momento contemporâneo, da sociedade do espetáculo, marcada pelo excesso e imediatismo, em detrimento de referências, necessidades e vínculos pessoais. Contexto no qual importa, sobretudo, o “aqui e o agora” e que, muitas vezes, revela-se extremamente propício à magia que as drogas podem oferecer, mesmo que por instantes.