Sobre a Editora

A UPF Editora é diretamente subordinada à Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (VRPPG) e foi oficialmente criada em 1995 na Universidade de Passo Fundo com vistas a atender ao propósito institucional de destacar a produção científica da comunidade acadêmica. Desde sua criação, já publicou aproximadamente 800 livros, dentre os quais se destacam obras renomadas e coleções já consagradas em âmbito regional, nacional e internacional, muitas delas premiadas nas mais diversas instâncias.

Afiliada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), à Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e à Câmara Rio-Grandense do Livro, a UPF Editora é reconhecida pela qualidade e relevância de suas publicações. Dentre as suas publicações periódicas, estão as revistas: Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática; CiatecDesenredo; Engenharia Estrutural; Espaço Pedagógico; História, Debates e Tendências; Justiça do Direito;   Revista da Faculdade de Odontologia; Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; Secretariado Executivo em Revista; Semina e Teoria e Evidência Econômica.

Além dos periódicos, são publicadas obras de conteúdo relevante para a produção científica e a difusão de conhecimentos, as quais se somam a publicações institucionais. A qualidade dessas publicações é garantida pelo dedicado trabalho dos conselheiros do Conselho Editorial, cuja composição conta com professores representantes das diversas áreas do conhecimento.

No sentido de fortalecer a política de publicação, a Editora, em uma ação conjunta com as Vice-Reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, investe na consolidação da Coleção Didática, cujo projeto editorial contribui para a melhoria e a renovação de conteúdos do ensino, reunindo a experiência científica e didática acumulada na UPF, de modo a torná-la acessível aos professores e alunos. Faz parte da coleção a produção intelectual de caráter pedagógico, dirigida à formação de profissionais ou alunos de graduação e de pós-graduação.

A UPF Editora tem trabalhado no intuito de dar continuidade à política de publicação estabelecida pelo Conselho Editorial e pelos demais segmentos institucionais responsáveis por sua viabilização. Nessa perspectiva, ao mesmo tempo em que observa o que é tradição na produção de conhecimento, ou seja, o que vem ocorrendo na prática e que compõe a sua história, abre-se a novos elementos que tendem a ser introduzidos nessa produção e em diferentes camadas da sociedade nos próximos anos. Assim, buscando manter a excelência já tradicional ao setor, mas sem ignorar a atualização exigida pela globalização contemporânea, a UPF Editora investiu em capacitação de seu corpo funcional para a criação de e-books.


Um novo formato

Em razão de recentes modificações em sua estrutura, a UPF Editora passou a prestar somente os serviços de editoração (revisão, formatação, projeto gráfico, criação de capa, ISBN e ficha catalográfica), tendo deixado de oferecer e acompanhar os processos de impressão gráfica e comercialização.

Produzimos, hoje, e-books em dois formatos. O primeiro e mais popular, quase unânime, é o conhecido PDF, com formato estático. O segundo é o e-pub, com o qual o leitor pode interagir e folhear páginas – normalmente, é acessado em e-readers, tablets, celulares ou outros dispositivos que usem aplicativos próprios para tal.

Independentemente do formato escolhido, é possível disponibilizar o livro para download no site da UPF Editora, caso em que a distribuição deverá ser, necessariamente, gratuita. Assim, coloca-se como vantagem ao autor que optar pelo e-book em lugar do livro impresso, além da possibilidade de ver sua obra circulando no espaço-tempo da internet, o fato de não precisar se envolver – inclusive financeiramente – com o processo de produção gráfica. 

Importante registrar, contudo, que esses encaminhamentos não implicam a impossibilidade de o livro ganhar formato impresso. Caso deseje ter seu livro nesse formato, são disponibilizados ao autor os arquivos prontos para envio à gráfica.