Sobre e-books

 

O e-book é um livro eletrônico que pode ser lido em vários suportes, como computadores, smartphones, tablets, entre outros. Com publicação disponível em mídia eletrônica, seu tamanho, sua estrutura e seu desenho precisam ser tratados corretamente para que sua visualização, o tempo de download e as possibilidades de utilização sejam adaptados para diversos dispositivos de leitura digital.  

Dentre os benefícios oriundos do formato digital de livros, pode-se citar a sua portabilidade – pois são facilmente transportados e socializados – e a celeridade com que os arquivos são socializados e/ou comercializados, ações que independem de filas físicas ou de serviços de postagem, a exemplo do que ocorre com o livro impresso.

Na página da UPF Editora, alguns e-books estão disponíveis gratuitamente, em dois formatos: PDF e/ou EPUB.

O PDF é “estático” e apresenta layout fixo e pode ser lido em qualquer aparelho que tenha instalado o Adobe Acrobat ou outro leitor desse formato de arquivo.

O EPUB (abreviação de Electronic Publication - Publicação Eletrônica) é “fluido” ou “líquido” e apresenta layout dinâmico, interativo e acessível. Permite a adaptação de seu conteúdo para tamanhos e formas de telas diversificadas, acessíveis em vários dispositivos.

Sua leitura, em aparelhos com o sistema operacional Android, demanda da instalação de leitores específicos encontrados no Google Play, como o Bluefire Reader, Mantano Reader entre outros.

Em aparelhos com o sistema operacional IOS, há aplicativos compatíveis como BlueFire Reader, iFlow e o ePagine Reader, todos disponíveis na App Store para download gratuito. O dispositivo também possui o Ibooks, que suporta este tipo de extensão.

No computador, com sistema operacional Windows, requer a utilização de softwares como o Calibre, disponíveis gratuitamente para download.