A editora da Universidade de Passo Fundo (UPF) está lançando neste mês a quinta edição do Manual de Fungicidas – guia para o controle de doenças de plantas. Destinada a estudantes e profissionais de agronomia, a obra condensa informações básicas julgadas indispensáveis ao uso de fungicidas. O texto foi escrito com o propósito de se constituir num material de fácil consulta, visando contribuir para o uso racional desses produtos.
A edição revista e ampliada foi escrita pelos professores da UPF Dr. Carlos Alberto Forcelini e Dr. Erlei Melo Reis, juntamente com a engenheira agrônoma e especialista em Gerenciamento Empresarial, Andréa Camargo Reis. Os autores partem do pressuposto de que quanto maior for a população de uma espécie vegetal e maior a sua área cultivada para atender à demanda por alimentos, maior será o risco de ocorrência de epidemias de doenças de plantas. Da mesma forma, destacam que as epidemias são igualmente desencadeadas pelas práticas culturais e condições climáticas, trazendo reflexos negativos na produtividade.
De acordo com os autores, os agroquímicos, entre eles os fungicidas, têm participado decisivamente na produção de alimentos. Entretanto, em virtude de seu uso descontrolado, em larga escala e, principalmente, por falta de conhecimento e consciência de seu manejo adequado, têm-se tornado uma preocupação constante à saúde humana. Ainda para os autores, o controle mais eficiente de doenças de plantas, que seja duradouro e econômico, é obtido pelo somatório de medidas de controle disponíveis, nunca resultante de uma prática isolada.
O livro Manual de Fungicidas – guia para o controle químico de doenças de plantas já está disponível para venda. Entre outros assuntos, traz um histórico do desenvolvimento de fungicidas, classificação de fungicidas, formulações, cuidados e principais fungicidas.
|