UPF Editora

 



Interações discursivas e elaboração de conhecimentos

  Edição: 1    Ano: 2005
Páginas: 191
ISBN: 85-7515-281-5
Palavras-Chave: conhecimento, elaboração,interações,educação

Coleção: Sem coleção

Área do conhecimento: Educação

Assuntos:
Ensino-aprendizagem
Teoria histórico-cultural
Ciências naturais
Professor - pesquisador


Autor(a): Neusa Andreolla
 



Este livro resulta de uma pesquisa realizada nas aulas de ciências naturais de uma turma de quinta série do ensino fundamental de uma escola pública do Rio Grande do Sul, onde a própria professora atuou como pesquisadora. Com base, fundamentalmente, nas teorias de Vygotsky e de Bakhtin, a autora busca compeender como se dá o processo de elaboração do conhecimento no contexto interativo de sala de aula. São enfatizados aspectos como a multiplicidade de sentidos presentes nas concepções dos estudantes, o movimento de restrição de sentidos que acontece no espaço social de sala de aula e os diferentes modos de participação dos sujeitos na elaboração do conhecimento intersubjetivo. Por apresentar a experiência de uma professora-pesquisadora que busca elaborar conhecimentos com base na reflexão de sua própria prática, o livro traz importantes contribuições a todos os educadores envolvidos com o processo de docência, bem como aos que atuam com formação de professores em geral.


Livro Esgotado
Coloque aqui seu e-mail que a UPF Editora avisa você quando o livro estiver disponível para compra.