Língua, escola e mídia: en(tre)laçando teorias,
conceitos e metodologias inscreve-se na linha de
pesquisa "Diversidade linguística e identidade
cultural" do PPG-Letras da UPF, mais
especificamente, no projeto " Língua, sujeito e
ideologia: o imaginário de língua construído
pela/na mídia", coordenado pela professora Carme
Regina Schons e com a colaboração de Ercília Ana
Cazarin e Evandra Grigoletto. Esta publicação
conta com o apoio do CNPq e reúne texto de
professores/pesquisadores de diferentes
universidades do país.
Na obra o leitor encontra textos que buscam a
desconstrução do 0imaginário sobre o professor de
língua. Na perspectiva da análise do discurso,
reconhecem o sujeito professor como sendo
interpelado pela ideologia e dotado de
inconsciente, buscando explicar a relação que se
estabelece, ou deveria se estabelecer, com a
escola, que no processo de alfabetização, quer no
processo de leitura e produção de textos, no mais
variados níveis de ensino. Enfim, ao tematizar
sobre o processo de ensino-aprendizagem, buscam
entender o modo como a mídia destrói um imaginário
sobre língua e como esse imaginário se sedimenta
socialmente, inclusive na escola, o que, não raro,
leva a que os sujeitos professor e/ou aluno se
dividam/fragmentem entre o desejo da unicidade e o
real da língua.